Locutor oficial do sambódromo do Anhembi, Jurandir Oliveira, conhecido como Mestre Sabu, faleceu nesta segunda-feira (25), aos 92 anos, em Marília, no interior de São Paulo. Também foi ator, fez filmes e séries na extinta TV Tupi, como “O Vigilante Rodoviário” e “Águias de Fogo”.
Participou de cinco filmes nacionais, além da primeira série da TV brasileira ‘O Vigilante Rodoviário’, de 1961. “Fazia um gângster, com a atriz Rosa Maria Murtinho”, disse em entrevista no ano de 2011.
Mineiro de Itajubá, Mestre Sabu mudou-se para São Paulo em 1940, aos 13 anos. Trabalhou como lavador de carros e chegou a dormir em bancos nas praças da República e Luz.
Segundo a Liga das Escolas de Samba de São Paulo (Liga SP), sua trajetória começou quando participou pela primeira vez dos desfiles na Avenida São João, em 1974, e marcou presença para acompanhar o evento como funcionário da Prefeitura de São Paulo.
Na ocasião, foi surpreendido por um pedido: “O locutor não tinha ido e o rapaz da secretaria de esporte, o Armando Simões Neto, pediu para eu subir e apresentar”, contava ele, que lançou na época o jargão “A passarela é de vocês! Arrepia, rapaziada!”.
Mestre Sabu tornou-se a voz oficial do Sambódromo do Anhembi, inaugurado em 1991. As frases “a passarela é de vocês. Arrepia rapazeada” e “não haverá chuva na noite de hoje” estão entre as mais marcantes do locutor.
A Liga SP “, lamenta essa perda irreparável para o Carnaval da nossa cidade e registra a solidariedade aos amigos e familiares neste momento difícil”. O corpo de Mestre Sabu será velado na Sala 7 do Velório Municipal de Marília e o sepultamento está previsto para às 17h30 desta segunda.
Matéria: Dalton Ferreira, TV Globo