Clássico da teledramaturgia brasileira, a série “Águias de Fogo” estreia na programação de verão da TV Brasil nesta quarta-feira, dia 22 de dezembro, às 23h30.
O episódio inicial, intitulado “A Viagem”, revela os desafios de uma aterrissagem forçada quando a tripulação enfrentar mau tempo rumo a uma missão. Lançada originalmente em 1968, na extinta TV Tupi, a obra é a segunda produção seriada para televisão do país.
O programa foi desenvolvido após o sucesso da pioneira e consagrada atração “O Vigilante Rodoviário”, primeira série filmada em película de cinema no Brasil, no início dos anos 1960. Os dois títulos foram criados, dirigidos e produzidos pelo cineasta Ary Fernandes,que atua no elenco de “Águias de Fogo”.
Os argumentos para os seus roteiros baseiam-se em atos registrados nos arquivos da Força Aérea Brasileira. O enredo retratado no seriado concentra em um único esquadrão da FAB as aventuras vividas por centenas de aviadores através dos tempos.
Com episódios de aproximadamente 22 minutos, a trama apresenta ocorrências no interior do país voltadas para o resgate e o salvamento de acidentados. A valentia é uma das qualidades dos personagens que, entre outras situações pelos ares, desempenham façanhas e prestam serviço à pátria.
O elenco principal da trama é formado por quatro atores que interpretam os aviadores de um esquadrão que defende o espaço aéreo nacional. Os protagonistas da série são Dirceu Conte (Major Ricardo), Ary Fernandes (Capitão César), Roberto Bolant (Aspirante Fábio) e Edson Pereira (Sargento Fritz).
A produção ainda contou com o ator Ricardo Nóvoa que representou o Tenente Celso nos primeiros capítulos do programa. “Águias de Fogo” tem participações especiais de personalidades da dramaturgia nacional como Bete Mendes, Osmar Prado, Valentino Guzzo, Jofre Soares e Francisco Di Franco.
Ao todo, o seriado teve 26 edições das quais 23 foram recuperadas pela Cinemateca Brasileira a partir dos negativos originais. A TV Brasil mostra os conteúdos restaurados com início durante a programação de verão da emissora pública.
Créditos: telaviva.com.br